quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Happy Birthday Tolkien


Eu ia editar o post anterior... mas o mestre Tolkien merece um post só pra ele... =)

J. R. R. Tolkien, nascido John Ronald Reuel Tolkien na África do Sul em 3 de janeiro de 1892, foi um premiado escritor, linguísta, professor universitário e filólogo britânico.

Autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, dentre outras.

Um gênio!

Aos 3 anos de idade mudou-se com sua família para a Inglaterra, onde sua mãe converteu-se do anglicanismo para o catolicismo.

Começou a escrever os primeiros rascunhos sobre Arda durante a Segunda Guerra Mundial. Ficou conhecido como "pai da moderna Literatura Fantástica", tendo suas obras traduzidas para mais de 34 idiomas e vendendo mais de 200 milhões de cópias, influenciando toda uma geração.



Católico convicto, Tolkien foi amigo íntimo de C. S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia).

Conheceu Edith Bratt em 1908, quando foi alojado no mesmo local que a jovem por um padre jesuíta, que ele considerava como segundo pai, logo após seus pais morrerem. Quando completou 21 anos escreveu para a jovem, pedindo-a e casamento. Tiveram 4 filhos.

A infância de Tolkien teve duas realidades distintas: a vida rural em Sarehole (que inspirou o Condado), e o período urbano em Birmingham.

Estudou grego, latim, líinguas antigas e modernas, como o finlandês, que serviu de base para a criação do idioma élfico Quenya e o galês, base para outro idioma élfico, o Sindarin.

A idéia de seu primeiro grande sucesso, O Hobbit, surgiu em 1928, enquanto Tolkien examinava documentos de alunos que queriam ingressar na Universidade (Oxford) e Tolkien contou que:

Cquote1.svgUm dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê.Cquote2.svg
Tolkien


Foi a partir dessa frase que ele começou a escrever O Hobbit.

O elo para a nova aventura surge no Anel que Bilbo rouba de Gollum. Foi assim que foi criado O Senhor dos Anéis.

Esse livro consolidava entao o que Tolkien chamava de Mundo Secundário, com novas normas, povos, uma realidade à parte: Arda, que é a Terra, povoada por seres fantásticos, como os Valar, Maiar, hobbits, elfos, anões, trolls, orcs.

Cquote1.svg[Criei] um Mundo Secundário no qual sua mente pode entrar. Dentro dele, tudo o que ele relatar é "verdade": está de acordo com as leis daquele mundo. Portanto, acreditamos enquanto estamos, por assim dizer, do lado de dentro.Cquote2.svg
Tolkien

Além de O Hobbit e O Senhor dos anéis, foram publicados outras obras, então o escritor se aposenta e muda com sua mulher para Bournemouth. Com a morte de sua esposa, após 55 anos de casamento, Tolkien refugia-se na solidão, em um apartamento na Universidade de Oxford.

Aos 81 anos de idade, em 2 de setembro de 1073, J. R. R. Tolkien morre na Inglaterra. Enterrado junto com a esposa. Abaixo do nome dele há a inscrição Beren e no dela Lúthien. A história da elfa que se apaixona por um humano e abdica de sua imortalidade está contada na Balada de Leithian.



Após sua morte, seu filho Christopher editou e publicou "O Silmarillion" (1977), "A História da Terra-Média", "Contos Inacabados" (anos 80 e 90), "Os Filhos de Húrin" (2007).

Em 1992, quando Tolkien completaria 100 anos, duas árvores foram plantadas em seu tributo em Oxford, pela Tolkien Society e pela Mythopoeic Society. Essas duas árvores fazem alusão às Duas Árvores de Valinor, que davam luz a Valinor nos Dias Antigos.



Feliz Aniversário, mestre!

Seu legado será eterno, muito obrigada pelo trabalho maravilhoso que nos deixou.


0 comentários:

Postar um comentário