quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O que é IMORTAL não morre no final



Okay... isso ficou gigante... =D... but... enjoy...

Pra começo de conversa... se você quer assistir o filme e não quer spoiler, não aconselho ler... perante esse aviso não aceitarei que xinguem a mim ou a meus descendentes... RS

Vamos lá...

Imortal... segundo o dicionário, aquele que não está sujeito a morte, aquilo cuja lembrança permanece na memória dos homens, que se admira através dos séculos.

(http://www.dicio.com.br/imortal/)

Embora não implique somente em alguém que não morra, confesso que, partindo do princípio divinal, todas as definições deveriam coexistir... certo?

Bem... a idéia inicial do passeio era assistir Missão Impossível... mas foi impossível, com o perdão do trocadilho, arranjar um horário disponível de todos para esse filme... caímos então no dilema: ‘Imortais normal ou 3D’... dando ênfase que ambos eram dublados...

Triste vida severina, faz um bom tempo que pra mim dublagem é apocalíptico... depois de ver a caca completa que fizeram com a voz do Damon de The Vampire Diaries então... pfff



Voltando ao assunto... ambos entraram meio de nariz torcido na sala do cinema... mas a companhia era boa, a pipoca também, o refrigerante... NÃO, ESSE ERA HORROROSO... nunca tomei uma coca tão ruim quanto aquela... fica a dica pras grandes redes de cinema... estamos de olho.

Perdemos os trailers graças à incrível fila da pipoca, chegamos um pouco antes do começo do filme, apavorados para colocar os ‘oclinhos’ (ver 1 segundo de qualquer filme 3D sem eles me dá uma dor de cabeça do tamanho do mundo) e logo começou...

Um Pebolim Titânico surge como primeira cena... junto com a piadinha supra citada.



Depois, a cena muda... e a boga dublada estava com legenda em inglês... buchicho geral... mas elas deveriam estar falando em “grego”... suponho...

Elas quem? O oráculo ‘virgem’ e suas ‘irmãs’...



Daí saiu o meu primeiro comentário no filme:

“Virgem? Certeza que até o final do filme ela vai pra cama com o protagonista.”

Guardem bem essas palavras...

Adiante...

Eu quero deixar bem claro que não sou PHD no assunto ‘Mitologia’... meus conhecimentos não passam de informações da Wikipédia e da CJ (gêmula)... de Saint Seiya (Pinguim, eu te amo) e tbm de PJO que SIM, EU GOSTO!... tudo o que já fiz sobre mitologia foi um trabalho na 5° série (depressivo fazer as contas de quanto tempo faz isso), que eu encontrei esses dias arrumando o meu guarda roupa.

De posse dessa informação, se eu escrever algo errado perdoem-me...

Bom... A história do filme “baseia-se” na vida de Teseu...



“Teseu foi, na mitologia grega, um grande herói ateniense”...

No filme ele é de Kolpos... gente, gente, gente, eu não faço ideia de onde fica Kolpos... o Google Maps não me ajudou muito... mas sei lá... não é Atenas e ponto negativo.

“Seu nome significa ‘o homem forte por excelência’”...

Tirem suas próprias conclusões quanto a isso...



“Egeu casou-se com duas mulheres, Meta, filha de Hoples e Chalciope, filha de Rhexenor, mas não teve filhos com nenhuma delas; temendo perder o reino para seus irmãos (Palas,Niso e Lico), Egeu consultou a Pítia, mas não entendeu sua resposta.

Na volta para Atenas, Egeu se hospedou em Trezena, cujo rei Piteu, filho de Pélope, compreendendo o oráculo, fez Egeu se embebedar e deitar com sua filha Etra. Na mesma noite, porém, Poseidon também se deitou com Etra.

Egeu pediu a Etra que, se ela desse à luz um menino, só revelasse ao filho quem era seu pai quando ele tivesse forças para pegar a espada e as sandálias que ele escondera sob uma enorme pedra. Depois disso devia ir em segredo até Atenas, portando a espada de seu pai e calçando suas sandálias.

Nasceu um menino, que cresceu vigoroso e forte como um herói. Aos dezesseis anos seu vigor físico era tão impressionante que Etra decidiu contar-lhe quem era o pai e o que se esperava dele. Teseu ergueu então a enorme pedra antes movida por Egeu, recuperou a espada e as sandálias do pai, e dirigiu-se para Atenas.”

Bom... segundo o filme, Teseu era filho de uma mulher que foi estuprada por alguns homens da vila, logo ele era bastardo e a mãe dele era chamada de prostituta por todos. Ele era camponês e... ateu... sim, caríssimos, Teseu não acreditava nos deuses... mas tinha “Zeus” como seu mentor... embora não soubesse disso, já que o todo poderoso se disfarçava de velhinho (cosplay do Iam McKellen).



“Hipérion, na mitologia grega, é um deus solar primitivo, que ao se unir com a titânide Téia gerou Selene (a Lua), Hélios (o Sol) e Eos (a Aurora).

Era um dos 12 filhos de Urano (o Céu) e de Gaia (a Terra). Seu nome quer dizer: "o que está no alto". É também o Titã da visão.”



WHAT? É... essa reação mesmo... no filme Hipérion... Hiperíon como eles falam na dublagem, é um rei tirano (segundo a wikipedia é o Titã disfarçado de rei de Creta... ahuahauhauah), que usa um Pokémon como elmo e declara guerra contra a humanidade.



Ele está atrás de uma arma capaz de libertar os Titãs (rock paulista)...

“Quando Cronos se casou com Réia e passou a reger todo o universo, Urano lhe anunciou que um de seus filhos o destronaria. Ele então passou a devorar cada recém nascido por conselhos do pai. Mas Gaia ajudou Réia a salvar o filho que viria a ser Zeus. Réia então, em vez de entregar seu filho para Cronos devorar entregou-lhe uma pedra, e escondeu seu filho em uma caverna.

Já adulto, Zeus declarou guerra ao pai e aos demais Titãs com a ajuda de Gaia. E durante cem anos nenhum dos lados chegava ao triunfo. Gaia então foi até Zeus e prometeu que ele venceria e se tornaria rei do universo se descesse ao Tártaro e libertasse os três Ciclopes e os três Hecatônquiros.

Ouvindo os conselhos de Gaia, Zeus venceu Cronos, com a ajuda dos filhos libertos da Terra e se tornou o novo soberano do Universo. Todavia, Zeus realizou um acordo com os Hecatônquiros para que estes vigiassem os Titãs no fundo do Tártaro.”

Essa arma procurada por Hipérion é o famoso “Arco de Épiro”...



Que... queridões e queridonas... não existe na mitologia grega...

Passei um tempinho procurando no Google algo sobre ele até dar de cara com a verdade nua e crua... INVENÇÃO!

Bom... Depois de receber informações de um traidor (tão 300 isso), que por um acaso teve suas bolinhas ‘marteladas’ pelo ‘minotauro’ para que o ‘idiota’ não procriasse nunca, Hipérion chega na vila do bonitão e mata a mãe de Teseu na frente dele... ÓBVIO que tinha que ter um draminha familiar pra fazer o cara ficar revoltz e sair por aí lutando contra todo o mal do mundo.

Ele tenta atacar o mestre Pokémon em questão, mas não consegue e é levado como escravo e encontra Fedra, a “oráculo”.

“Na mitologia, Fedra é a filha de Minos (rei de Creta) e Pasífae (filha de Helio, mãe do Minotauro), irmã de Ariadne, Deucalião e Catreu.

Deucalião, rei de Creta, como sucessor do irmão mais velho Catreu, decide que ela se casará com Teseu (rei de Atenas), que, segundo algumas versões, já era casado com uma amazona (Antíopa, Hipólita), a quem aparentemente tinha raptado. No dia da boda entre Teseu e Fedra, irrompeu uma guerra com as Amazonas, e estas foram derrotadas.

Antíopa e Teseu teriam tido um filho, Hipólito. O jovem era formoso e casto e Fedra apaixonou-se perdidamente por ele. Hipólito, devido à sua castidade e ao respeito pelo pai, rechaça Fedra.

Fedra começa então a preocupar-se de que Teseu venha a ter conhecimento do seu amor secreto e acredita que Hipólito é capaz de contar-lhe tudo num ato de fidelidade e honestidade. Para evitar que isso acontecesse, Fedra levanta uma calúnia contra Hipólito, fazendo parecer que ele é que a ultrajara e se mata por enforcamento. Teseu acha a mulher e vê que na sua mão existe uma placa onde fala sobre o ultraje.

Teseu, levado pela ira, manda desterrar o filho e pede a Poseidon a sua morte. Hipólito morre arrastado pelos seus cavalos.”

Fedra no filme é o oráculo provisoriamente virgem... ela ajuda o Teseu e mais uns caras aí a fugirem...



Voltando um pouco os acontecimentos... como eu disse Zeus se fazia de Magneto para ser o mentor do rapagão... aí uma bela hora ele entrou num “templo”, virou a capa maltrapilha, que ficou dourada e ele se transformou no cosplay do Orlando Bloom, só que mais velho... Paris foi elevado de príncipe de Tróia a rei do Olimpo... =D



E ele se encontrou com a Barbie Saori Athena...



E todo mundo foi feliz e saltitante para o Olimpo...



E eles não estão vestidos pra desfilar em nenhuma comissão de frente no Anhembi/Sapucaí não, tá?!

Lá Zeus proíbe todo mundo de ajudar os mortais com a pena de morte caso desobedeçam...

OI, MORTE TIO ZEUS?

Sabendo isso... voltemos ao Teseu, a Fedra e a galera do barulho que vai arranjar altas confusões na telinha da sua TV na sessão da tarde...

Teseu quer roubar um barco, mas tem que lutar com uma galerë, a Fedra manda ele não recuar até o fim... aí eles pulam e uma tsunami acaba com o malvadões... E COM O BARCO... onde está a lógica desse filme?

Mostrar o Poseidon, suponho... que... gente...



Pra vocês verem que... não damos valor pras coisas... sabe quem é esse carinha bonitão?

Siiiim... é do Crepúsculo... uhum... eu fiquei embasbacada... tanto potencial... sou Team Emmett agora... hauahuahuahahau... ENFIM...

Ele pula lá do Olimpo, dá um mergulhão olímpico no mar, vem a ondona toda...

Mas, pelo que eu pesquisei, não achei nenhuma ligação do ‘heroísmo’ de Teseu ter ‘ajudinha’ do tio cabeça de alga... a não ser ele ser um possível filho dele... e de ter ajudado a ‘matar’ o possível ‘neto’...

Continuando... Fedra fala pra Teseu que ele precisa “enterrar” a mãe, pra que ela tenha um ritual digno da “religiosa” que ela era.

Teseu e sua trupe voltam a Kolpos e ele encontra o corpitcho da mamãe lá, enrola ela numa túnica e entra no “labirinto”... Pra não se perder ele faz um corte na perna, que vai sangrando durante o caminho... ele coloca a mãe numa “gaveta”, acha o Arco de Épiro num lugar que ninguém ia imaginar que era estranho... uma rocha defeituosa colocada em um lugar que não era pra ela... Ele é surpreendido por um troglodita com uma máscara horrorosa em formato de cabeça de touro... E eis que o “minotauro” de “Creta” foi morto por Teseu... u_ú



“Para combater o touro de Creta, foi enviado anteriormente por Egeu, o jovem Androgeu, que era filho de Minos e sua esposa Pasífae, reis de Creta. Dizem que o motivo foi a inveja pelo desempenho do jovem nos jogos de Atenas. Como o jovem pereceu tentando matar o touro, seu pai Minos resolveu fazer uma guerra contra Atenas, da qual saiu vencedor. Uma variante do mito dá a morte de Androgeu por motivos políticos, pois este teria se unido aos Palântidas, que eram inimigos de Egeu. Minos rumou para Mégara com sua poderosa esquadra e logo partiu para cercar Atenas. Durante a guerra uma peste enviada por Zeus contra os atenienses provocou a derrota de Egeu, o que levou o rei Minos a cobrar uma taxa a cada nove anos. A taxa foi em forma de 7 rapazes e 7 moças atenienses enviados para Creta, onde seriam colocados no labirinto para serem devorados pelo seu filho monstruoso, o Minotauro. Na terceira remessa de jovens, Teseu estava presente e resolveu intervir no problema. Entrou no lugar de um jovem e partiu para Creta para entrar no Labirinto. Na partida usou velas pretas para navegar e seu pai entregou-lhe um jogo de velas brancas, para usar caso saísse vitorioso na missão.

Com efeito, a linda Ariadne, filha do poderoso Minos, apaixonou-se por Teseu e combinou com ele um meio de encontrar a saída do terrível labirinto. Um meio bastante simples: apenas um novelo de lã.

Ariadne ficaria à entrada do palácio, segurando o novelo que Teseu iria desenrolando à medida que fosse avançando pelo labirinto. Para voltar ao ponto de partida, teria, apenas, que ir seguindo o fio que Ariadne seguraria firmemente. Teseu avançou e matou o monstro com um só golpe na cabeça.”

Teseu fica dodói porque foi envenenado pela “fera”, aí a Fedra toda solícita cuida dele e ...

PÁ...

A tela é praticamente toda preenchida pelos glúteos fedrinos... e os homens foram a loucura no cinema...

O que eu disse mesmo sobre ela ir pra cama com o gostosão do filme?

Meus amigos votaram e me deram o selo “Sou F*da” de qualidade de previsão de filmes... embora não precisasse... não foi mérito meu... são os filmes que são previsíveis demais...



Quando eles saem da casa... depois de tudo que rolou... Teseu fala que Fedra salvou a vida dele... e o carinha faz um comentário... esse sim, digno do selo “Sou F*da” de qualidade...

“Parece que ela fez mais que isso...”

Ahuahuahauhaua... ri muito... respeitei esse cara... Stravos... que na mitologia... Bem...



Teseu vai pro monastério, encontra um touro de “bronze” onde as “irmãs” da Fedra estão sendo ‘assadas’... touro que, segundo pesquisa, só foi ‘inventado’ 500 anos depois de Teseu... lá no local tem uma galerinha do mal esperando ele, eles estão lá lutando e...

PÁ...

Ares aparece e estraçalha todo mundo, pra eles deixarem de serem tontos... é tanto sangue e pedaços de carne voando que assistir o vídeo do CFC é fichinha... o que significa que os deuses gregos são muito mais perigosos que os carros (?)... Na realidade ele não mata todo mundo... ele não mata o infeliz lobo/hiena/chupa cabra que pega o arco pra levar pro Hipérion...



Atena aparece também, trazendo cavalos pra eles saírem correndo até o Tártaro para impedir Hipérion de libertar os Titãs...

Eis que... surge Zeus...



Fica putz da vida que desobedeceram as ordens dele e... mata Ares...

WHAT? ELE MATOU O ARES?



É... sim sim... matou o Ares e com a Barbie Athena ele não fez nada... agora eu me pergunto... POR QUE? WHY SO SERIOUS?

Sem contar o Poseidon que já tinha ajudado antes... enfim...

E que chicote tiazinha, heim, Zeus? Te contar...

Aí tem todo um ritual de “enterro” do Ares... onde Athena está de luto, com seu véu preto poetizando sobre pais enterrarem filhos em tempo de guerra...

Teseu vai pro monte Tártaro, vira o grande líder da revolução e ‘seus’ homens lutam contra os homens de Hipérion... e ÓBVIO... ele mata o traidor que ajudou o mestre Pokémon...



Eles vão pro Tártaro e o tio consegue libertar o Peibolim...

GENTE... para, né?! Tanto trabalho e o cara vai lá e consegue libertar os vilões... cadê felicidade no filme?

Mas aí, Zeus e sua gangue chegam pra lutar contra os caras...



TROUXA... matou o deus da guerra, da matança, agora se f*deu...

Enfim... só 5? cadê os outros deuses, eu me pergunto... só esses aí que vão lutar pela salvação da humanidade -barra- Olimpo?

O amigo idiota morre, pra variar, previsto...

Tá... Zeus manda Teseu ir atrás de Hipérion e, enquanto os dois se engalfinham, os deuses lutam contra os titãs...

Sangue e pancadaria... (tão 300 isso novamente)

E aí Athena é ferida... mortalmente... tão paradoxal isso... Zeus fica louca da vida e destrói os gigantes de pedra que estariam “vigiando” o Peibolim...

“Os Titãs ficaram vigiados por enormes gigantes, cada um com 50 grandes cabeças e 100 fortes braços, chamados Hecatônquiros, também conhecidos por Centimanos.”

Estátuas, que Zeus puxa com uma corda e quebra...

Exploda-se que o Poseidon morreu, que os outros deuses também... Zeus pega SÓ a Barbie no colo e se teletransporta...

Levando o Teseu também, que a essa altura já tinha acabado com o Hipérion...

Tempos se passaram e aparece um menininho, filho do Teseu... ele encosta numa estátua e vê a Lost Canvas...



Tá... não é a Lost Canvas, mas parece, vai?! xD



É a luta dos deuses contra os titãs...

Até aí, bingo... Ácamas realmente é filho de Teseu com Fedra... Temos então... 1 milhão contra 1...

“Ácamas era filho de Teseu, rei de Atenas, e de Fedra, sua mulher (ela própria, filha do rei de Creta, Minos). Quando Teseu partiu em campanha com o seu amigo Pirítoo (em primeiro lugar para raptar Helena, ainda uma menina, que ele entregou à sua própria mãe Etra, e depois Perséfone, que ele tratou de arrancar aos Infernos), confiou o trono de Atenas aos seus filhos Ácamas e Demofonte.”

E isso, senhoras e senhores, é um prenúncio de um segundo filme... um segundo sacrilégio contra a mitologia, devo assim dizer...

Reza a lenda de que no filme tem o Héracles (semideus, filho de Zeus... sinceramente, não vi), o Ícaro (que construiu o labirinto... não lembro se vi), Deméter (deusa da fertilidade... também não vi) e Hélios (deus do sol... como deus só vi se considerar os raios solares, agora, o que eu vi foi um general do exército que o Teseu virou o manda chuva)... e eu jurava ter visto o Hermes... o.o

Bom... se desprendendo da mitologia, que eu não sei porque eles quiseram assassinar, o filme é um ‘marromeno’ exemplar de ação sanguinário...meio sem sal, eu acho, mas com homens bonitos... =D

Personagens a serem analisados com maior cautela pelo criteriosos olhares femininos:

• Henry Cavill (Teseu), que fez, entre outras coisas, The Tudors e será nosso próximo Super Homem...



• Luke Evans (Zeus), que fez Os Três Mosqueteiros, junto com seu clone mais novo, Orlando Bloom, e será um arqueiro no filme O Hobbit (não foi só eu que percebi a semelhança dele com o Legolas, então... =D)




• Kellan Lutz (Poseidon), de vampiro na Saga Crepúsculo a deus grego em Imortais, estará em O Chamado 3D.



• Corey Sevier (Apolo)... quem viu Apolo aí levanta a mão... _o_



• Daniel Sharman (Ares), que eu não achei filmes famosos que ele participou...



Fontes:



http://pt.wikipedia.org/wiki/Teseu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fedra
http://pt.wikipedia.org/wiki/Titanomaquia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ariadne
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia_(mitologia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imortais_(filme)
http://www.mitografias.com.br/2012/01/14/imortais-immortals/
http://www.jor-cidade.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=144:filme-qsabotaq-mitologia-grega&catid=15:todos&Itemid=24
http://cinemacomrapadura.com.br/filmes/188889/imortais-2011/
http://chicolouco.wordpress.com/tag/stravos/
http://baudamitologia.blogspot.com/2008/06/camas-mitologia.html
http://www.google.com.br/search?sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=Hip%C3%A9rion

1 comentários:

Anônimo disse...

Gostei. rs, ri muito!

Postar um comentário