sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Críticas Cinematográficas


A ideia para este post surgiu depois de algumas experiencias marcantes quanto ao tema "cinema".
Depois de alguns filmes que foram lançados e que fizeram eu pensar (e dizer) que eu teria feito um trabalho muito melhor.

Acho que o primeiro filme que arrancou minhas gargalhadas foi o de Dragon ball, que fui assistir com a minha mãe. Ela gostou, disse que o filme era interessante, mas o fato é que ela não conhecia, e ainda não conhece, a história do anime, nunca assistiu e no máximo já ouviu, quando eu era criança, meus loucos e infantis planos de quebrar a TV para poder entrar no mundo de Dragon ball e me casar com o Goku.


Depois de grande confesso que não segui essa minha paixão por DBZ... desviei minha atenção para CDZ e InuYasha... e hoje em dia gosto de tantos outros animes, mas guardo um carinho por DB, já que era minha paixão incondicional desde os tempos mais primórdios.

Não sei toda a história do anime e as vezes fico meio assustada com a paixão que a maioria das pessoas carregam pelo Vegeta... eu não gostava daquele testudo que só sabia gritar Kakaroto... por favor, não me massacrem... mas eu como fã-girl do Goku... achava o Vegeta um patso.


A questão é que, mesmo não sabendo de toda a história de DB, o filme deixou muito a desejar... eles quiseram trasportar o enredo do filme para um estágio "moderno" demais... fez caca no maiô... mas eu ri... saí do cinema inconformada... falando pra minha mãe que não tinha gostado do filme...

Outro filme mega marcante pra mim foi o de Percy Jackson... quando lançaram o filme eu resolvi ler o livro... que meu melhor amigo me emprestou... me fiz a promessa de só assistir o longa depois que terminasse ao menos o primeiro livro... Foi o meu maior erro...


Assim que terminei de ler O Ladrão de Raios não tive paciência de esperar e já parti para o Mar de Monstros, depois A Maldição do Titã... por diversos motivos e contratempos travei na metade do terceiro livro... foi quando, numa noite de sábado, resolvi que iria assistir o filme da série que eu já estava tão apaixonada...

Eu me contorci durante o filme inteiro... eles desmantelaram a história, um tapa na cara de todos os fãs da obra de Rick... personagens descaracterizados... um Grover dançando Lady Gaga... uma Annabeth bicha má... o Quíron ser um centauro marrom... e não o garanhão branco todo imponente que, acredito, todos imaginam... o fato de todo mundo saber que o Percy é filho de quem é desde o princípio... e onde foi parar a Clarisse? E o Ares? ...D8... sem contar o fato do Hades ser o Mick Jagger disfarçado de Zé Ramalho com a Perséfone taradona num sátiro... olha.... eu definitivamente... não gostei nada, nada...

E a sra. Dodds era professora de matemática... mas ela estava citando Shakespeare no filme... há algo de muito errado no mundo...

No entanto... ouvi de tanta gente que o filme era super duba legal... vários conhecidos dizendo que, pelo filme, sentiram vontade de ler o livro...

Terminei no início desse ano de ler os 5 livros... mais Os Arquivos do Semideus... que tem histórias paralelas e algumas coisinhas extras...

Estou com essa sensação de vazio que não acaba nunca... então fui assistir o filme denovo...

E dessa vez eu ri... foi engraçado... o Logan (que interpreta o Percy) é bonitinho... e o Jake (que interpreta o Luke) tbm... o Poseidon é bonitão tbm... 8D

Mas, ainda assim, não gostei nada nada do filme...

Já com Eragon a ordem foi diferente... eu assisti o filme primeiro... e várias vezes... tenho o DVD em casa... e minha mãe tbm gosta muito do filme...


O Ed Speleers é maravilhoso e vale a pena assistir o filme só pra ver aquele sorriso loiro...

Pesquisei sobre possíveis continuações do filme e li várias críticas ferrenhas de que o filme era muito ruim e todo o blá blá blá que eu escrevi sobre Percy Jackson... que não tem nada com o livro.

Esse ano resolvi ler os livros do Christopher Paolini... pra tirar minhas próprias conclusões sobre a adaptação...

O caso é que eu estou mais da metade do primeiro livro e acho ele bem paradinho... coisa que o filme não é tanto... mas, realmente, a diferença é marcante... com caneta marca texto de todas as cores fluorescentes daquela papelaria na esquina de casa...

O filme não explica a história, como no livro, e talvez por isso o romance seja tão parado... pq dá ênfase na explicação...
Segundo meu amigo a partir de Eldest tudo fica mais eletrizante e eu agora me animei novamente a ler...

Atualmente tenho vontade de ler Nárnia... mas tenho medo de ler antes do último filme ser lançado...


Filmes adaptados como Harry Potter e O Senhor do Anéis foram igualmente alvos de duras críticas... e eu gosto muito... 8D... mas também ainda não li os livros.

O fato é que... críticas de fãs não podem ser contadas... Não atirem pedras... eu explico...

Como fãs e conhecedores das histórias... não aceitamos simples adaptações... queremos algo que seja fiel a obra que amamos... afinal, se ela fosse diferente, nós não iríamos gostar tanto...

Mas fazer algo fiel é praticamente inviável... não seria adaptação... não seria algo baseado...

Realmente acho que não devem descaraterizar personagens e nem desviar muito da história central... mas ao pé da letra não dá pra levar... ou teriam de fazer como em Harry Potter 7... dividir em 2 ou mais filmes apenas um livro pra poder ter o máximo de fidelidade.

Não seria uma má ideia... do ponto de vista de uma cinéfila e de uma fã que adoraria ver seus queridos personagens na telona... Tirando o fato de demorar um ano para sair a continuação.

Mas acho que seria uma ideia ruim para os produtores... no sentido de gastarem muito dinheiro na produção... embora tenha quase certeza que o lucro deles seria bem maior... já que, quanto melhor o filme mais gente iria assistir... e assistir denovo e denovo e denovo...

Mas... fica a dica para vocês, queridos "hollywoodianos"...


Depois dessa experiência com HP7... quem sabe nossos anseios por "adaptações" melhores não sejam atendidos... 8D

Perseverem...

Continuem a nadar!

Bjks =*

0 comentários:

Postar um comentário