terça-feira, 15 de julho de 2014

TEVE COPA SIM!

Introdução

O gosto por futebol veio de longe... de todas as horas de almoço da minha infância/adolescência...
Morava com minha avó e meu tio ia sempre em casa almoçar.

Titio é um grande torcedor do Palmeiras... e TODOS os dias ficava assistindo programas de esporte... E eu nunca tinha o direito de interferir na TV da sala pra assistir meus desenhos e nem ir almoçar no quarto, então, acabava assistindo os programas com ele.

Milton Neves, Dr. Osmar, o Morsa (não sei o nome dele, mas o Milton Neves sempre chamava ele assim) e por aí vai...

E é assim que esse peixinho foi apresentada ao mundo do futebol... =]

Capítulo 1 – Copa de 90

Apesar de já estar nesse mundo em 90, dessa copa não lembro nada, a não ser relatos de minha família de que, enquanto engatinhava, escorreguei em uma bandeira do Brasil que estava no chão e quebrei meu primeiro dentinho.



Desde pequenina sofrendo pela seleção!

Capítulo 2 – Copa de 94

Só tenho em minha mente a nítida imagem, e inconfundível som, do Galvão abraçado com o Pelé gritando “É TETRA! É TETRA!”, e também do Dunga levantando a taça. Mas isso passa tanto na TV que quando exatamente é essa memória. Ela pode ter sido implantada na minha cabeça posteriormente ao que aconteceu mesmo, ou não.



Capítulo 3 – Copa de 98

Foi o primeiro ano em que eu chorei pela seleção, acompanhei todos os jogos e depois da derrota sentei pro lado de fora de casa, choramingando por ter perdido a primeira copa que eu realmente acompanhei.



Foi nesse dia que conheci os brasileiros de mentirinha. Dois jovens, ainda com a camiseta amarela, desciam a rua xingando e gritando “VAI FRANÇA!”. Não entendi e fiquei chateada, como eles podiam estar fazendo aquilo? Era o país deles? Entrei em casa e a TV mostrava uma plaquinha no meio da multidão: “Até 2002”.

Meio a várias acusações de venda da copa e essas coisas que eu ainda não fazia questão de entender, me agarrei a esperança de que em 2002 eu gritaria “É CAMPEÃO!” com todos.

Capítulo 4 – Copa de 2002

Nesse ano eu já era uma são paulina chorona e ‘kakazete’ de carteirinha. Rebati várias críticas das pessoas ao meu redor, que falavam que a seleção não chegaria a lugar nenhum.

Chegou, ganhou da Alemanha, do melhor goleiro da copa e aquele grito entalado na minha garganta saiu, feliz.



Acordei de madrugada para torcer, passava sono nas aulas, já que elas não foram canceladas e fui, junto a milhões de pessoas, PENTACAPEÃ!

Capítulo 5 – Copas de 2006 e 2010

Juntei as duas copas porque não consegui acompanhar direito nenhuma das 2, quase não assisti nem os jogos do Brasil, porque na época trabalhava e chefes não liberavam, então não considero como acompanhadas.



Capítulo 6 – Copa de 2014

Essa copa foi a que eu mais curti. Talvez pela idade, pelo tempo que eu pude 'gastar' com ela, por causa da internet. Eu posso falar que acompanhei inteira. Assisti quase todos os jogos, salvo alguns que era no horário de alguma aula minha.

Apesar da greve na faculdade ainda tive algumas aulas e também as aulas de alemão (irônico).

Todos os jogos do Brasil, com a minha amarelinha vestida, sofri junto com todo mundo, gritando e xingando tudo e todos... hihihi



Acompanhei pela TV, pelo face, pelo twitter... aliás, o twitter tá de parabéns porque eu me diverti HORRORES nessa copa... foi a copa da zoeira.



Sofri muito com a derrota do Brasil, chorei no cantinho escuro, mas jamais, JAMAIS, deixarei de torcer pra seleção do meu país.



Eu aprendi a gostar de futebol, não só de ganhar... ganhar é ótimo, é lindo, é maravilhoso e todo mundo gosta, YEY!, é inegável... mas perdemos... passou...

Que foi uma vergonha pro futebol do Brasil... é... infelizmente... mas isso não me faz ser menos brasileira...

Meu time já tomou goleadas e eu não deixei de ser tricolor... (aliás, amargas lembranças de zoações de primos e amigos... xD)

Seu time já deve ter tomado goleadas e vc não deixou de ser torcedor dele... (aliás, doces lembranças de zoações com primos e amigos... xD)

Então por que deixar de ser torcedora da seleção brasileira?

Do que eu tenho vergonha? De gente que sai por aí xingando, batendo, destruindo, tacando fogo em bandeira...

A vida continua... e como diria D2...

“O jogo começou, aperta o Start, na vida você ganha, cê perde, meu filho. Faz parte.”

Não vou apontar os erros da seleção, tem gente muito mais letrada que pode fazer isso bem melhor que eu. Só acho que não é pontual, o erro foi do conjunto todo (e incluo nesse conjunto imprensa e torcedores, não me julguem, to aí no bolo tbm).

Até dos jogadores que eu mais amo erraram... e feio as vezes... C’est La vie! =P

Mas enfim... a copa acabou (NÃÃÃÃÃOOOOOOOO!!!)



 Não ganhamos, a Alemanha ganhou (YEY) e agora bola pra frente, e que as coisas melhorem pra 2018... \o/



Sobre eu torcer ou não pra Alemanha... torci mesmo, sou descendente de alemães e gosto do jogo deles... e eles se mostraram educados e respeitaram muito mais a seleção do que muito “torcedor” brasileiro aí... Mas foi o que disse pra uma amiga que me indagou antes dos jogo do Brasil com a Alemanha “Pra quem vc vai torcer?” = Sou brasileira... SEMPRE... então ÓBVIO que torci pro Brasil naquele jogo, mas torci pra Alemanha ganhar até então... e depois, torci pra eles na final (Don’t cry for me, Argentina!)... sorry!

(Aliás... ganhou o melhor futebol, parem de chorar... ou chorem mesmo)

(Aliás 2... a cada jogo eu torci pra uma seleção diferente... =D)

Sou mulher e SIM olhei pros caras bonitos SIM pq não sou boba nem nada e tava uma bela fartura, mas isso não me faz entender/gostar mais ou menos de futebol.





(Aliás 3... parem de ciúmes e machismo, homens)

(Aliás 4... falando em machismo, o comercial de uma cerveja... mulher torce e xinga no futebol tbm... como eu disse antes no twitter, a pessoa que mais xinga e que mais manja de futebol que eu conheço é uma mulher)


Não tenho PhD em futebol e tudo o que eu sei se resume ao que aprendi na escola (SIM, tive a parte teórica nas aulas de educação física), assistindo jogos, programas esportivos, ouvindo meus primos e amigos e também pesquisando na internet... Não sei tudo, mas vi na copa que nem os técnicos e os juízes sabem, então tá beleza... xD

E VIVA AOS MEMES!






(e tantos outros memes que estão salvos no meu celular e eu ainda não passei pro note)